SIRC

Olimpiadas




As inscrições serão realizadas no período de: 01/08/2019 a 21/10/2019.

O evento ocorrerá no dia 21/10/2019 e iniciará, impreterivelmente, as 18h30.

A premiação ocorrerá no dia 23/10/2019 as 22:00  (Salão Azul)

As olimpiadas ocorrerão no Laboratório 315 do prédio 4.


REGULAMENTO

1. Objetivo

    Proporcionar oportunidades e incentivo para o treinamento do estudante universitário quanto à sua capacidade para a resolução de problemas. Neste contexto, criam-se mecanismos para a classificação de tais habilidades, estimulando seu aperfeiçoamento.

 

2. Condições Para Participação

    Podem participar estudantes da graduação dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou afins, de qualquer instituição de ensino e participantes do evento. Estes estudantes comporão equipes com até quatro membros, devidamente matriculados nos cursos de graduação.

    Cada integrante (membro/componente) da equipe deverá estar inscrito no XV Simpósio de Informática - SIRC/RS 2019. Além disso, a equipe deve ser inscrita na VIII Olimpíada de Programação da Unifra.

    Caso um integrante chegue após o prazo, ou precise sair durante a prova será desclassificado sozinho, sem remover a equipe.

    Os membros de cada equipe participam exclusivamente de uma única equipe.

    Os membros da equipe autorizam a divulgação de seu nome, e-mail e resultado para as empresas patrocinadoras.

 

3. Formulário de Inscrição

    O formulário de inscrição deverá ser preenchido eletronicamente por meio do site do evento.

    Clique aqui para acessar o formulário de inscrições para as olímpiadas.

 

4. Composição da Comissão Julgadora

    A comissão julgadora será formada por professores dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unifra.

 

5. Inscrição, Local, Data e Horário

    As inscrições serão realizadas no período de 01/08/2019 a 20/10/2019.

    A documentação abaixo deverá estar regularizada, impreterivelmente na data da inscrição, para homologação das inscrições:

  • Formulário de inscrição na VIII Olimpíada de Programação da UFN devidamente preenchido através do site do evento;
  • Para participantes de outras instituições deverão entregar uma cópia do histórico acadêmico ou documento com todas as disciplinas cursadas.

    A documentação acima referida deverá ser encaminhada para fins de homologação da inscrição, até a data final de inscrição nas olímpiadas. Não serão recebidas as documentações após a data e horários acima estabelecidos. A comissão organizadora não se responsabiliza por atraso na entrega da documentação.

    Caso a documentação não seja entregue em tempo hábil, a equipe inscrita será desclassificada.

     Trazer comprovante no dia caso seja calouro.

    A VIII Olimpíada de Programação será realizada juntamente com o XV Simpósio de Informática - SIRC/RS 2019, no dia 21/10/2019 das 18:30 às 21:30, no Laboratório 315/Prédio 4 do Conjunto I.

    Na abertura, haverá uma sessão de apresentação, distribuição de materiais e ambientação no local da prova às 18:00, após o início da sessão de apresentação não será permitida acesso ao local da prova.

    Não serão tolerados atrasos. Recomenda-se às equipes concorrentes que procurem estar no local de realização da prova com um mínimo de meia hora de antecedência, ou seja, as 18:00.

    Não será permitida, após iniciada as provas, a ausência de qualquer integrante das equipes da sala de realização da competição, sob pena de desclassificação da equipe. Exceto em casos autorizados pela comissão organizadora.

 

6. Fontes de Referência

    As equipes concorrentes poderão levar para o recinto da prova materiais de referência impressos, tais como: livros, apostilas e manuais. Não serão permitidos materiais em meio magnético, digital e equipamentos eletrônicos, como versões de programas, dados, aparelho celular, pagers, etc.

    Será necessário avesso a internet devido ao software que será utilizado. Qualquer outro site aberto causara na desclassificação.

7. Ambiente Operacional

    A linguagem de programação pode ser a que a equipe desejar, desde que a mesma encontre-se disponível pelo HackerRank. Mais informações em https://www.hackerrank.com/.

    As estações de trabalho serão PC Compatíveis, sendo destinado, a cada equipe 1 (um) computador. Somente será permitido a utilização dos equipamentos disponibilizados pela comissão organizadora.

 

8. A Prova

    A prova da VII Olimpíada de Programação da Unifra consistirá de uma bateria de problemas a serem resolvidos na data da prova. As equipes submeterão as possíveis soluções à Comissão Julgadora à medida que as obtiverem. Essa avaliará a submissão, aprovando-a ou rejeitando-a e notificando os membros da equipe. No caso de rejeição, as equipes poderão submeter novas soluções para o mesmo problema. Dúvidas sobre quaisquer ambiguidades ou erros na formulação dos problemas devem ser encaminhadas à comissão julgadora por meio de uma Requisição de Esclarecimento. Se a comissão organizadora concluir que realmente existe erro ou ambiguidade, o esclarecimento será estendido às demais equipes concorrentes.

    O local de realização da prova será no Laboratório 315/Prédio 4 do Conjunto I.

 

9. Organização Disciplinar

    Os concorrentes não deverão estabelecer nenhum tipo de comunicação com pessoas que não integrem suas respectivas equipes ou que não tenham sido especificamente designadas pela coordenação da Olimpíada.

    Eventuais problemas no sistema deverão ser comunicados à equipe de suporte obedecendo a procedimentos previamente combinados.

    Qualquer comportamento irregular de qualquer membro da equipe, que prejudique o bom andamento da prova, poderá, a critério da coordenação da Olimpíada, levar à desclassificação da equipe.

 

10. Alterações na Duração da Prova

    Situações imprevistas podem, a critério da coordenação da Olimpíada, motivar um prolongamento do prazo para resolução dos problemas. Nesta eventualidade, todas as equipes serão notificadas em tempo hábil e de maneira uniforme.

 

11. Contagem de Pontos

    Os problemas serão entregues em sua totalidade às equipes participantes, ou seja, poderão realizar e entregar os problemas por meio do sistema HackerRank na ordem que desejarem.

    O primeiro critério para a classificação das equipes é a quantidade de problemas resolvidos corretamente. Uma resolução será considerada incorreta se:

  1. O programa não puder ser compilado corretamente;
  2. Sua execução não terminar dentro de um prazo satisfatório, ou ocorrer um erro na execução;
  3. O programa fornecer resposta incorreta;
  4. A saída não tiver no formato especificado no enunciado da questão.

    Caso haja empate entre equipes, quanto à quantidade questões resolvidas, o critério de desempate será o tempo total gasto na solução dos problemas.

    O tempo total é a soma dos tempos consumidos para a resolução de cada um dos problemas. Estes tempos são calculados através da soma do tempo transcorrido do início do problema até a resolução do mesmo.

    A Comissão Julgadora da Olimpíada de Programação é a única responsável por decidir sobre a correção das soluções apresentadas para cada problema. A Comissão Julgadora têm plenos poderes para julgar situações não previstas e suas decisões são finais.

 

12. Atividades Obrigatórias

    Todas as equipes homologadas deverão participar das atividades

    obrigatórias da Olimpíada:

  • Sessão de Apresentação;
  • Prova.

    As ausências implicam na automática desclassificação da equipe e suspensão de prêmios e certificados.

 

13. Premiação

    Serão premiados os primeiros e segundos lugares das duas categorias.

    Todos os participantes receberão um Certificado de Participação emitido pelo evento.

    Quaisquer dúvidas, em razão de detalhes não contemplados pelo presente regulamento, deverão ser encaminhadas à Comissão Organizadora, que goza de plenos poderes para o julgamento de situações pendentes.


Os alunos que tiverem interesse em participar e não conseguirem formar equipes, por favor entrem em contato com a Comissão Organizadora da Olímpiada:

  • Guilherme C. Kurtz
  • Mirkos Martins
  • Fabrício Tonetto Londero
SIRC